A Tradução do Livro de Mórmon

 Em setembro de 1823, um mensageiro celestial chamado Morôni apareceu a Joseph Smith, da mesma forma que muitas vezes anjos apareceram aos líderes da Igreja na época do Novo Testamento. (Ver principalmente o livro de Atos.) Ele informou Joseph de que havia um trabalho que Deus queria que ele realizasse. Morôni disse a Joseph que havia um conjunto de anais dos antigos habitantes da América enterrado em uma colina próxima e que ele continha a plenitude do evangelho de Jesus Cristo.
Em setembro de 1827, Joseph recebeu os anais que estavam escritos em placas finas feitas de ouro. Atualmente sabemos que na antigüidade, na América, não era raro fazer registros em placas de metal. Joseph traduziu o livro para o inglês por inspiração divina. Ele chama-se O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo; e recebeu esse título porque o profeta antigo que coligiu esses anais sagrados chamava-se Mórmon. Sendo outro testamento de Cristo, o livro atesta a divindade de Jesus Cristo. É, portanto, mais uma testemunha que afirma a veracidade da Bíblia.
O Livro de Mórmon foi publicado em 1830. Dessa época em diante, vem sendo uma bênção na vida de milhões de pessoas devido a sua mensagem impressionante a respeito de Jesus Cristo e Seu evangelho.